segunda-feira, 12 de novembro de 2007

*Relatório sobre entrevista feita a Pierre Lèvy pelo programa Roda Viva, em 2001 - Educação e Tecnologia*

°Entrevista com Pierre Lèvy°


Filósofo francês da Universidade de Ottawa (Canadá), Pierre Lèvy é um dos maiores estudiosos da Internet.
Em entrevista dada ao programa Roda Viva (2001), da TV Cultura, ele procurou mostrar que essa nova mídia informativa é mais que uma evolução, representando também uma revolução social.
As tecnologias se desenvolvem cada vez mais, numa velocidade cada vez maior, e com isso aumenta-se tanto a comunicação entre as pessoas como também a circulação de informações. Esses dois fatores estão internamente ligados à democracia e a um desejável e possível progresso da mesma.
A internet é um meio onde se encontra de tudo, desde trabalhos do colégio a documentos complexos, que oferecem ao indivíduo subsídios para formar opiniões. Há ainda a possibilidade de uma maior divulgação da opinião pública, o que representa uma ameaça para as ditaduras. Com esse novo meio, as informações estão ao alcance de todos que podem acessá-lo, e não mais restrita a um pequeno grupo. Dessa forma, as TIC’s ajudam na formação da democracia, na emancipação do ser humano.
Pierre Lèvy exemplifica um sistema onde as pessoas pudessem ver o fluxo de dinheiro no mundo, em que estão sendo investidos seus recursos, podendo discutir e decidir sobre a melhor maneira de fazê-lo. É um exemplo muito otimista, onde haveria uma grande transparência de algo que é vítima de corrupção em todo o mundo.
Comunidades virtuais surgem a todo instante e cada vez mais as pessoas trocam dados. O que exemplifica bem isso é a Árvore do Conhecimento, um termo utilizado por Lèvy para nomear um programa onde as pessoas informam sobre seus gostos, suas preferências e habilidades e essas informações ficam disponíveis ao acesso de todos. As pessoas têm a possibilidade também de criar questionários, trocar dúvidas, criar argumentos, dar suas opiniões acerca de determinados assuntos (política, esporte, tv, cinema, educação) e, dessa forma, passar e adquirir conhecimento.
Outro termo também utilizado por Lèvy é a Inteligência Coletiva, que seria um agrupamento dos conhecimentos individuais, um somatório das informações que são passadas e compartilhadas por todos os usuários.
Antigamente, os próprios meios de comunicação ocupavam-se em filtrar as informações que chegavam ao indivíduo, mas hoje este está sendo inundado por um “dilúvio” delas e precisa saber selecionar o que lhe é mais importante e necessário.
Há uma ansiedade cada vez maior em se obter tudo quanto é tipo de informações, já que elas estão tão facilmente ao alcance. Mas é importante ter a consciência de que nunca ninguém saberá sobre tudo, mas que juntos possuímos o conhecimento absoluto.
Contrariamente ao que se pode imaginar, para Pierre a internet aumentou as relações humanas, já que é um meio que desconhece barreiras físicas e facilita por isso as aproximações. Há portanto, como já foi pautado, um avanço na comunicação.
Paralelo a isso, há também a evolução dos meios de transporte, e cada vez mais as pessoas viajam para conhecer outras que encontraram na rede, no intuito de trocar idéias, absorver outras culturas e conhecer visões de mundo diferentes das suas.
Apesar de apontar várias das vantagens da rede, Pierre não deixou de falar que há sim os menos favorecidos, que por dificuldades físicas – ausência de computadores – e intelectuais – educação fraca - acabam inevitavelmente excluídos desse mundo. Mas pontua que há projetos no intuito de tornar possível o uso da internet por pessoas menos favorecidas, como os centros comunitários de acesso.
Para os que já têm acesso à rede, ele fortalece a grande importância da alfabetização, pois é ela que vai facilitar e tornar possível a comunicação entre os usuários. Comenta da linguagem rápida que é utilizada e das conseqüências que traz para a língua.
Mesmo com muitos entraves, fica claro que a internet ajuda de muitas maneiras no desenvolvimento social, fato comprovado pelos cursos de educação à distância (EAD), que possibilitam que mais pessoas sejam alfabetizadas e construam seus conhecimentos.

'Luciane Almeida de Jesus'

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