segunda-feira, 5 de novembro de 2007

*Um pouco sobre Ecos de Dakar* °Estética°

°Relatório sobre a visita feita à exposição Ecos de Dakar, da professora e fotógrafa Márcia Guena°




Ecos de Dakar foi uma exposição que ocorreu no período de 29 de agosto a 30 de setembro, na Caixa Cultural, e teve como responsável a jornalista e fotógrafa Márcia Guena, que é também pesquisadora de temas ligados aos africanos na diáspora e buscou com esse projeto traçar semelhanças entre os senegaleses e os brasileiros. Com 30 fotos em diversos tamanhos, feitas há sete anos pela então realizadora da exposição, que viajou para o Senegal, África, Ecos de Dakar fez parte da programação A Gosto da Fotografia - o III Festival Nacional de Fotografia, que aconteceu em Salvador e mais nove cidades do interior do Estado.
Os dois meses passados no Senegal serviram para que a autora do projeto resgatasse com impressionante e especial talento as nossas origens africanas, que não devem e realmente não se limitam aos negros escravos. Com sensibilidade, ela conseguiu mostrar as verdadeiras raízes brasileiras, heranças de um povo com uma cultura rica e traços que podem ser constatados até hoje, seja na religiosidade animista, seja no falar e no agir de cada um de nós.
Para dar um embasamento maior e acrescentar informações às fotos, Márcia Guena expôs também alguns de seus textos escritos durante a viagem, permitindo-nos assim, irmos além das
idéias que fizemos das imagens e entendermos melhor o que se passava através do seu próprio olhar.
Quem teve a oportunidade de visitar esse lindo trabalho e se deixou seduzir pela idéia que tentou e conseguiu ser muito bem passada, sem dúvida encarará com olhos mais sensíveis e orgulhosos os nossos antepassados africanos. Foi realmente uma exposição maravilhosa e fascinante. Para quem quer se descobrir brasileiro, foi uma oportunidade de se descobrir primeiramente africano, que é o que somos - além de muitas outras etnias -, da ponta dos pés à raiz dos cabelos.
'Luciane Almeida de Jesus'

Nenhum comentário: